,


 
   

5 de ago. de 2013

Curiosidade: Você sabe por que o Mario tem bigode?

Há quase 30 anos no mercado e referência para a história dos jogos eletrônicos Super Mario é um dos personagens mais reconhecidos do mundo. Quem não conhece o encanador baixinho e bigodudo? Ao longo de tantos anos, Mario já apareceu em muitos jogos eletrônicos diferentes e nas mais diferentes funções - kart, corrida, party, puzzles, tênis e etc. Para quem quer relembrar, alguns desses games podem ser jogados online, em sites de jogosdo mario como o www.jogos-mario.org.

Passam-se os anos, mudam-se os temas e cenários dos jogos, , mas a Nintendo apostou em manter a imagem clássica de seu mascote quase intocada. O que a imagem do Super Mario passou a simbolizar para muitas pessoas foi uma garantia de qualidade. Mas você saber porque foi ele tem esta aparência?

Concebido no início dos anos 80, alguns fatores decisivos para a imagem, hoje tão conhecida, de Mario foram limitações tecnológicas. Na época, era complicado fazer animação para cabelos, por exemplo. O problema foi resolvido colocando um chapéu como parte do figurino do personagem. O famoso bigode também tem motivo. Como não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mover enquanto ele falasse, um nariz grande e um bigode entraram em cena para esconder a boca.

Para que fosse possível ver os movimentos dos braços do Mario, era necessários que os braços fossem de uma cor diferente de seu corpo. Shigeru Miyamoto - designer do jogo - resolveu a questão vestindo Mario com um macacão vermelho e uma camiseta azul.  A imagem de Luigi seguiu os mesmo conceitos, e este no início era apenas uma cópia em verde do Mario.

É claro que a tecnologia avançou imensamente e o game foi se atualizando, mas sem perder as características que conquistaram tantos jogadores e mantêm o jogo popular até hoje. E em tempos de internet nem é preciso comprar um console da Nintendo para se divertir com o Super Mario. A versão online é bastante fiel na jogabilidade, no visual e na trilha sonora, vale a pena conferir.

Nenhum comentário: